Derramamento de 28 mil litros de petróleo bruto na província de Matanzas, Cuba
Derramamento de 28 mil litros de petróleo bruto na província de Matanzas, Cuba| Foto:

Um acidente cujas circunstâncias ainda são desconhecidas causou no domingo (13) o derramamento de cerca de 28 mil litros de petróleo bruto na província de Matanzas, no oeste de Cuba, segundo informou nesta segunda-feira (14) o Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ilha.

O petróleo era transportado por uma equipe da empresa Transmec, vinculada ao grupo açucareiro estatal Azcuba, e foi derramado no assentamento Horacio Rodríguez, no município de Limonar, em Matanzas. A nota indica que entre 5.000 e 7.000 litros de óleo foram contidos e recuperados no local do acidente e "o trabalho continua para coletar o que escorreu para outros locais baixos até que as áreas afetadas tenham sido limpas".

O ministério cubano acrescentou ainda que serão avaliadas as causas e circunstâncias do acidente, bem como os danos ambientais decorrentes do derramamento. O último incidente deste tipo relatado em Cuba ocorreu também na província de Matanzas em abril de 2019, quando uma avaria em uma fábrica de açúcar causou o derramamento de 268.000 litros de óleo em várias áreas das instalações. No ano anterior, também ocorreram vazamentos separados nas baías de Cienfuegos, no centro-sul do país, e Matanzas, o que motivou as autoridades da ilha a ordenarem a instalação de barreiras de contenção nos locais mais vulneráveis a derramamentos acidentais.