Cristina Kirchner e Alberto Fernández, candidatos à vice e presidente da Argentina
Cristina Kirchner e Alberto Fernández, candidatos à vice e presidente da Argentina| Foto: Divulgação/FRENTE DE TODOS / AFP

O candidato Alberto Fernández e sua vice Cristina Kirchner obtiveram uma grande vitória nas eleições primárias da Argentina deste domingo (11), derrotando o candidato à reeleição, o presidente Maurício Macri, por uma ampla margem de votos. À 0h22 (de Brasília), com 88,17% das urnas apuradas e 75,86% de comparecimento dos eleitores, a chapa kirchnerista havia conquistado 47,34% dos votos, enquanto a coalizão de Macri aparecia com 32,25% do total.

"Dói em minha alma ver que tantos argentinos acreditam que a alternativa é retornar ao passado", disse Macri ao reconhecer a derrota. Fernández, por sua vez pediu que "aqueles que estão inquietos, que se tranquilizem".

As eleições prévias na Argentina servem como uma pesquisa eleitoral do primeiro turno no país, programado para ocorrer em 27 de outubro. Pelas normas da eleição argentina, há chance de o pleito ser definido já no primeiro turno. Se a chapa mais votada obtiver 40% dos votos úteis e dez pontos porcentuais a mais que a coalizão segunda colocada, será eleita. Outro cenário para que a eleição presidencial acabe já no primeiro turno é o de a chapa que ficar em primeiro lugar obtiver 45% dos votos mais um.