Apoiadores de Trump entram em confronto com a polícia e forças de segurança e derrubam barricadas para invadir o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro
Apoiadores de Trump entram em confronto com a polícia e forças de segurança e derrubam barricadas para invadir o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro| Foto: ROBERTO SCHMIDT / AFP

Pelo menos três assessores do presidente americano Donald Trump pediram demissão após os tumultos ocorridos em Washington na quarta-feira, por consideraram que o presidente incitou as manifestações violentas.

Stephanie Grisham, ex-diretora de comunicação da Casa Branca e atual chefe da equipe da primeira-dama Melania Trump, pediu demissão na tarde de quarta-feira, assim que começaram os tumultos. Ela era uma das funcionárias da administração que trabalhava há mais tempo com Donald Trump.

Também na tarde de ontem, o vice-conselheiro de segurança nacional de Trump, Matt Pottinger, deixou o seu cargo. Na manhã desta quinta-feira, Mick Mulvaney, ex-chefe de gabinete de Trump e atual enviado especial dos EUA na Irlanda do Norte, confirmou em entrevista à CNBC que ligou para o secretário de Estado, Mike Pompeo, e pediu demissão.

"Liguei para o secretário de Estado Mike Pompeo para informá-lo de que estou renunciando. Não posso fazer isso. Não posso ficar" afirmou, em entrevista à CNBC. "Aqueles que escolheram ficar, e eu conversei com alguns, estão com medo de serem substituídos por alguém pior", acrescentou.