Aliança público-privada internacional vai mobilizar US$ 1 bilhão para proteger florestas
| Foto: Agência Pará/FotosPúblicas

Os governos de Estados Unidos, Reino Unido e Noruega e nove companhias anunciaram nesta quinta-feira (22), durante a Cúpula de Líderes sobre o clima, uma coalizão para mobilizar ao menos US$ 1 bilhão neste ano para "a proteção de florestas em larga escala e o desenvolvimento sustentável", a fim de beneficiar povos indígenas e da floresta.

A iniciativa global "Reduzindo Emissões pela Aceleração da finança Florestal" (LEAF, na sigla em inglês) representa até agora o maior investimento único do setor privado para proteger as florestas tropicais, diz comunicado do grupo. As empresas participantes são Airbnb, Amazon, Bayer, Boston Consulting Group, GlaxoSmithKline, McKinsey & Company, Nestlé, Salesforce, e Unilever. "Mais participantes devem entrar nos próximos meses", diz o texto.

O modelo de financiamento é "baseado em resultados" dos países ou governos locais em reduzir o desmatamento e avança a partir do trabalho do Fundo de Defesa Ambiental nas últimas duas décadas, "em colaboração com comunidades indígenas, povos da floresta, ONGs brasileiras e dos EUA e outros parceiros, para proteger a Amazônia e as florestas tropicais globalmente", diz a nota.