A chanceler alemã, Angela Merkel, fala durante uma videoconferência no One Planet Summit, parte do Dia Mundial da Natureza, na Sala de Recepção do Elysee Palace, em Paris, no dia 11 de janeiro de 2021. Imagem ilustrativa.
A chanceler alemã, Angela Merkel, fala durante uma videoconferência no One Planet Summit, parte do Dia Mundial da Natureza, na Sala de Recepção do Elysee Palace, em Paris, no dia 11 de janeiro de 2021. Imagem ilustrativa.| Foto: Ludovic MARIN / POOL / AFP

A chanceler alemã, Angela Merkel, sugeriu que o "lockdown" na Alemanha deve durar mais oito a dez semanas, diante da preocupação das autoridades de saúde com a propagação da nova variante do coronavírus encontrada no Reino Unido. Segundo Merkel, os casos no país podem aumentar dez vezes até o feriado da Páscoa, se o governo não tiver sucesso em diminuir sua disseminação. O atual bloqueio nacional, que envolve a suspensão das aulas presenciais e serviços não essenciais, estava previsto até 31 de janeiro. A chanceler e outros líderes políticos sugerem que a data seja estendida.

A Alemanha tem relatado uma alta incidência diária do vírus, embora os números ainda permaneçam distorcidos devido à subnotificação das festas de final de ano. Desde o Natal, a taxa de mortalidade em 24 horas é de cerca de mil casos. O país iniciou seu programa de vacinação em 27 de dezembro. Nesta segunda-feira (11), pouco mais de 630 mil pessoas haviam sido vacinadas com o imunizante da BioNTech/Pfizer. Os primeiros lotes da vacina da Moderna chegaram nesta terça-feira, 12, em solo alemão.

O país soma 1.946.539 de casos de Covid-19 e 41.892 óbitos, segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins.