Um manifestante anti-aborto segura uma placa que diz ‘Roe deve ir embora’, perto de uma marcha pró-aborto em Washington, DC, EUA, 13 de junho de 2022.
Um manifestante anti-aborto segura uma placa que diz ‘Roe deve ir embora’, perto de uma marcha pró-aborto em Washington, DC, EUA, 13 de junho de 2022.| Foto: EFE/EPA/ERIC LEE

Kentucky, Louisiana e Dakota do Sul proibiram o aborto nesta sexta-feira (24), logo após a divulgação da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de anular a decisão Roe vs. Wade - que vigorava desde 1973 -, enquanto outros 23 estados podem fazer o mesmo no curto prazo.

Os três estados tinham aprovado com antecedência essas leis que proíbem o aborto e que entraram em vigor assim que a decisão da Suprema Corte foi divulgada. Os estados de Arkansas, Idaho, Mississippi, Missouri, Dakota do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Wyoming também já aprovaram leis que deverão valer em breve.

Atualmente, apenas 16 estados (Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Nevada, Nova Jersey, Nova York, Oregon, Vermont, Rhode Island e Washington), além do Distrito de Columbia, adotaram leis pró-aborto.

O governador do Texas, Greg Abbott reagiu no Twitter assim que foi anunciada a decisão que anulou a sentença Roe contra Wade. "O Texas é um estado a favor da vida" e que lutará sempre "para salvar todas as crianças da devastação do aborto".