Equipe de campanha de Biden desaprova afirmação de Trump sobre parar contagem de votos
Joe Biden, candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos.| Foto: AFP

Com a iminente vitória de Joe Biden na Geórgia, a Gazeta do Povo resolveu na noite desta quinta-feira (5) reverter sua posição sobre a disputa no Arizona e parar de considerar este estado como uma vitória do democrata.

Isso será feito apesar de o jornal ter decidido seguir a apuração feita pela agência de notícias Associated Press, que junto com o canal de TV Fox News declarou a vitória de Biden naquele estado. A AFP também havia seguido este entendimento, mas o reviu nesta manhã.

A mudança será refletida em nosso mapa da apuração da eleição americana. A decisão foi tomada por uma mudança radical nas curvas de apuração no Arizona, que mostram que a disputa de Biden com Trump segue em aberto, com a vantagem do democrata diminuindo a cada parcial de votos apurados divulgada pelas autoridades. Caso Biden seguisse sendo considerado o vencedor no Arizona, a possível vitória na Geórgia definiria a eleição em seu favor, o que não pode ser considerado a este ponto, na avaliação da Gazeta do Povo.