fernandez
Presidente da Argentina, Alberto Fernández| Foto: Reprodução/Twitter/@alferdezprensa

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou na noite desta quinta-feira (20) um confinamento rígido de nove dias em quase todo o país para conter o avanço da Covid-19. A medida valerá entre 22 e 30 de maio e também haverá quarentena rígida no país no fim de semana de 5 e 6 de junho.

Nesse período, as pessoas só poderão sair de casa entre 6h e 18h, por razões de necessidade e nas proximidades de onde vivem; atividades econômicas, recreativas e ecológicas serão suspensas e todo tipo de aglomeração está proibido. Os comércios essenciais vão funcionar e a entrega em casa também estará permitida. O período inclui apenas três dias úteis, já que haverá um feriado prolongado nos dias 24 e 25.

A Argentina passa por um grave momento da pandemia, registrando uma média perto de 500 mortes por dia, um dos mais altos números no mundo de novas mortes em relação à população nos últimos dias. Até o momento, menos de 5% da população argentina (2,2 milhões de pessoas) já recebeu as doses completas da vacina contra o coronavírus; 8,49 milhões já foram vacinadas com pelo menos uma dose (quase 19% da população geral).