australia japao
O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison (E) e o primeiro-ministro do Japão Yoshihide Suga| Foto: Eugene Hoshiko / POOL / AFP

O Japão e a Austrália firmaram um pacto de defesa, chamado de Acordo de Acesso Recíproco, que vai facilitar a realização de operações e exercícios militares conjuntos em seus territórios. O anúncio foi feito pelos primeiros-ministros Yoshihide Suga e Scott Morrison nesta terça-feira (17), em um momento em que a China está expandindo sua presença militar e comercial no Indo-Pacífico, à custa de interesses de países da região.

"A cooperação de segurança e defesa entre o Japão e a Austrália, que têm a vontade e capacidade de contribuir para a paz e estabilidade regional, está se tornando cada vez mais importante", disse Suga a jornalistas. Morrison disse que o acordo foi um "passo significativo". "Nossa parceria estratégica especial se tornou ainda mais forte, em particular porque hoje demos um passo significativo, chegando a um acordo de princípio sobre um tratado de defesa histórico", disse Morrison.

O acordo bilateral estava sendo negociado havia seis anos. Ele marca a primeira vez, desde a aliança com os EUA em 1960, que o Japão concorda com uma presença militar estrangeira em seu território. Para que o pacto entre em vigor, os legislativos da Austrália e do Japão precisam aprová-lo.