
Ouça este conteúdo
O Banco Central da Rússia anunciou nesta quarta-feira (data local) que limitou em US$ 10 mil o valor máximo que um cliente pode sacar em moeda estrangeira em dinheiro em suas contas de divisas, segundo informou a agência "Sputnik".
"Um cliente pode sacar até 10 mil dólares americanos em moeda estrangeira em dinheiro e o restante dos fundos em rublos, dependendo da taxa de câmbio do mercado no dia da retirada", detalha o comunicado do órgão emissor russo. A limitação ficará em vigor entre os dias 9 de março e 9 de setembro.
A norma divulgada hoje acrescenta que "os bancos durante a vigência da nova ordem não vão vender divisas estrangeiras em efetivo aos cidadãos".
"A entrada de dólares no país é limitada por sanções, e é a única razão para as medidas especiais relacionadas à venda de moeda estrangeira em dinheiro pelos bancos", destaca o comunicado.
O presidente russo, Vladimir Putin, já havia proibido em 28 de fevereiro a transferência de moeda estrangeira para o exterior e ordenou que empresas com atividades econômicas no exterior convertessem 80% de sua receita em rublos, segundo um decreto assinado nesta segunda-feira (7) pelo mandatário para defender a Rússia das sanções ocidentais.



