Sede do Credit Suisse em Zurique: desconfiança sobre gestão e sistema bancário fez o banco perder um quarto do seu valor de mercado nesta quarta-feira
Sede do Credit Suisse em Zurique: desconfiança sobre gestão e sistema bancário fez o banco perder um quarto do seu valor de mercado nesta quarta-feira| Foto: EFE/EPA/ENNIO LEANZA

O Banco Nacional Suíço disse nesta quarta-feira (15) que fornecerá liquidez ao Credit Suisse se necessário, mas assegurou que o banco cumpre os requisitos rigorosos de liquidez e capital exigidos de todas as instituições financeiras suíças para garantir a sua estabilidade.

O Credit Suisse teve o seu dia de negociação mais duro na bolsa de valores, perdendo um quarto do seu valor de mercado. As ações despencaram para a mínima histórica em 167 anos de história, abaixo de 2 francos suíços.

O banco - duramente atingido pela desconfiança na sua gestão e no sistema bancário em geral após a quebra de três bancos nos Estados Unidos em uma semana - solicitou ao Banco Nacional Suíço e à Autoridade Suíça de Supervisão do Mercado Financeiro (FINMA) para que fizessem uma forte declaração de apoio para acalmar os mercados.

As duas instituições emitiram um comunicado conjunto afirmando que apesar dos problemas no setor financeiro dos EUA, “não há indícios que apontem para um risco de contágio para as instituições suíças”.

“Os regulamentos na Suíça exigem que todos os bancos mantenham reservas de capital e liquidez que igualem ou excedam os requisitos mínimos das normas de Basileia”, que são medidas internacionais para quantificar os riscos bancários em uma base comparável.

Os bancos de importância sistêmica têm de cumprir critérios ainda mais elevados, “permitindo que os efeitos negativos de crises maiores sejam absorvidos”, afirmaram.