O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em reunião com organizações que dão suporte aos refugiados na Polônia
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou brutalidade das forças russas na Ucrânia.| Foto: FE/EPA/LUKASZ GAGULSKI

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (21) um novo pacote de assistência militar para a Ucrânia, no valor de US$ 800 milhões (R$ 3,71 bilhões), que tem como objetivo reforçar a resistência na antiga república soviética diante da invasão russa.

Em pronunciamento na Casa Branca, Biden indicou que a ajuda inclui armas de artilharia pesada, canhões Howitzer e o mais drones de uso tático. "Estamos compartilhando e continuaremos compartilhando inteligência significativa e oportuna para ajudar a Ucrânia a se defender da agressão da Rússia", disse Biden.

Além disso, o presidente americano anunciou que será decretada proibição de atracamento para embarcações russas em portos localizados nas costas dos EUA, em medida similar a adotada pela União Europeia. Biden criticou a brutalidade das forças de Moscou na Ucrânia e destacou a importância da comunidade internacional se manter unida contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Pouco antes do discurso, a Casa Branca divulgou que Biden recebeu na residência oficial da presidência o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, que faz viagem oficial a Washington.