Acampamento na fronteira entre Estados Unidos e México está com cerca de 4 mil migrantes haitianos nesta quinta-feira
Acampamento na fronteira entre Estados Unidos e México está com cerca de 4 mil migrantes haitianos nesta quinta-feira| Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assumiu nesta sexta-feira sua responsabilidade nos casos "intoleráveis" de maus-tratos a migrantes na fronteira com o México e prometeu que haverá "consequências" para aqueles que os cometeram.

Falando a jornalistas após um discurso sobre o processo de vacinação contra a Covid-19, Biden reconheceu que foi "horrível" ver as imagens de agentes de fronteira perseguindo migrantes com seus cavalos ou atacando-os com chicotes. "Haverá consequências", prometeu o presidente americano, reconhecendo que o que aconteceu foi uma "vergonha", mas também é "perigoso e errado".

"Simplesmente não é quem somos", disse Biden, para quem essas imagens enviam uma mensagem "errada" ao mundo e ao país. Com essas palavras, o mandatário comentou pela primeira vez sobre as polêmicas imagens que foram vistas nesta semana pela polícia de fronteira perseguindo e até mesmo ameaçando migrantes com rédeas na fronteira com o México.

Milhares de migrantes, na maioria haitianos, cruzaram a fronteira na região de Del Rio e acamparam sob uma ponte nas últimas semanas. O governo dos Estados Unidos já deportou, segundo dados do governo haitiano, 1.324 migrantes. O enviado especial dos EUA no Haiti, Daniel Foote, apresentou ontem sua renúncia em protesto contra o tratamento "desumano" dos migrantes na fronteira e a política de deportação.