O governador de Nova York, Andrew Cuomo, em seu gabinete em 5 de maio de 2021
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, em seu gabinete em 5 de maio de 2021| Foto: EFE/EPA/SPENCER PLATT / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (3) que acredita que o governador de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, deve renunciar ao cargo, após uma investigação concluir que Cuomo assediou sexualmente várias mulheres. Questionado sobre o assunto por jornalistas na Casa Branca, Biden respondeu: "Acho que ele deve renunciar. Eu entendo que a legislatura estadual pode decidir pelo impeachment. Não tenho certeza disso".

Nesta terça-feira, a Procuradoria-Geral do estado de Nova York anunciou que a investigação de quase cinco meses sobre a conduta do governador concluiu que Cuomo assediou sexualmente 11 funcionárias e ex-funcionárias do governo do estado e que havia um "ambiente de trabalho hostil" na sua administração.

Cuomo negou contundentemente as conclusões do relatório. "Quero que saibam diretamente de mim que nunca toquei em nenhuma mulher de maneira inapropriada nem me insinuei sexualmente", comentou o governador em mensagem televisionada duas horas após a divulgação dos resultados da investigação. "Tenho 63 anos. Vivi a minha vida inteira publicamente. Este não sou eu, nunca fui eu", acrescentou o governador, que desde março, quando foram reveladas as primeiras acusações, nega todas repetidamente.