O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, faz pronunciamento em frente à residência oficial, em Londres, 2 de setembro de 2019
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, faz pronunciamento em frente à residência oficial, em Londres, 2 de setembro de 2019| Foto: Ben STANSALL / AFP

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ameaçou nesta segunda-feira (2) expulsar os membros do Parlamento do Partido Conservador que não apoiarem os seus planos de deixar a União Europeia no mês que vem. O Parlamento voltará do recesso de verão na terça-feira (3), e a expectativa é de confronto entre Johnson e seus oponentes em relação ao Brexit.

Um grupo de parlamentares de oposição, encabeçado pelo líder do Partido Trabalhista Jeremy Corbyn, planeja apresentar uma proposta de lei para impedir que o Reino Unido saia da UE sem um acordo em vigor para regulamentar comércio, segurança entre fronteiras e outras questões críticas - o chamado "Brexit sem acordo". Os conservadores "rebeldes" reagiram com indignação à ameaça de Johnson de expulsá-los do partido, o que significaria que eles não poderiam concorrer como candidatos conservadores em futuras eleições.

Em pronunciamento nesta segunda-feira, Johnson garantiu que não pretende mudar a data do Brexit e deu um ultimato aos membros do Parlamento contrários ao seu plano, prometendo convocar eleições antecipadas no mês que vem se a Câmara avançar com a proposta para bloquear o Brexit sem acordo, segundo o jornal britânico The Guardian.