O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, saindo de Downing Street
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, saindo de Downing Street| Foto: EFE/EPA/NEIL HALL

O primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, e o chanceler Rishi Sunak serão multados pela polícia britânica por participarem de festas durante o lockdown da Covid-19. A informação é da rede BBC.

Desde o início do ano, a Scotland Yard investiga uma série de encontros no número 10 de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro, entre 2020 e 2021. As reuniões teriam quebrado as regras de prevenção à Covid-19, que proibiam visitas e limitavam aglomerações a duas pessoas, ao ar livre. Até o momento, mais de 50 multas foram aplicadas.

De acordo com a BBC, o escritório do primeiro-ministro confirmou que Johnson e Sunak foram notificados pela Polícia Metropolitana de que receberiam avisos de multa, mas não houve informação de qual evento teria gerado as penalidades. A polícia não nomeou os multados, mas o governo prometeu revelar se Johnson e Sunak estavam entre eles.

Diante da notícia, o líder trabalhista da oposição Keir Starmer reforçou o pedido de renúncia dos dois políticos. Em janeiro, Boris Johnson já havia descartado a possibilidade de renunciar ao Parlamento em decorrência das investigações de supostas festas realizadas durante o lockdown.