Reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Reunião do Conselho de Segurança da ONU.| Foto: ONU/Divulgação

O Brasil assume a partir deste sábado (1º) um novo mandato no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A última vez em que o país ocupou uma das vagas reservadas a membros não permanentes da instituição foi há cerca de dez anos, durante o biênio 2010-2011.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, informou que as prioridades do Brasil durante o biênio 2022-2023 no conselho serão a prevenção e a solução pacífica de conflitos, a eficiência das missões de paz e das respostas humanitárias às crises internacionais, a consolidação da paz mediante ações voltadas para o desenvolvimento, o respeito aos direitos humanos e a maior participação das mulheres nas ações de promoção da paz e da segurança internacionais.

O Conselho de Segurança é formado por 15 países e dentro da estrutura organizacional da ONU é responsável pela manutenção da paz e da segurança internacionais.

Essa é a 11ª vez que o país ocupa uma posição na entidade. Segundo o Itamaraty, atualmente o Brasil participa de sete das 12 operações conduzidas pelo conselho.