Soldados vigiam a refinaria Senkata em El Alto, Bolívia, 20 de novembro. Confronto entre a polícia e manifestantes que bloqueavam o local deixou mortos no dia anterior
Soldados vigiam a refinaria Senkata em El Alto, Bolívia, 20 de novembro. Confronto entre a polícia e manifestantes que bloqueavam o local deixou mortos no dia anterior| Foto: AIZAR RALDES / AFP

As delegações da Colômbia e Brasil encabeçaram uma proposta de resolução na Organização dos Estados Americanos (OEA) nesta quarta-feira (20), para cobrar a convocação de eleições "urgentemente" na Bolívia e o estabelecimento de um calendário eleitoral claro no país. O texto, aprovado pelo Conselho Permanente com voto a favor de 26 países, também prevê o envio de apoio técnico da OEA para auxiliar nos trâmites eleitorais bolivianos. A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, apresentou hoje ao Congresso um projeto de lei para reorganizar o órgão eleitoral e convocar novas eleições gerais.

A última reunião do Conselho Permanente da OEA para discutir o caos institucional na Bolívia aconteceu na semana passada. Na ocasião, 15 países manifestaram em uma declaração a defesa de convocação de novas eleições na Bolívia. Agora, o texto passou de uma mera declaração para resolução - documento que é colocado em votação e tem maior peso simbólico na OEA - e o apoio explícito à convocação de novas eleições subiu para 26 países.

O texto da OEA de hoje foi apresentado pela Colômbia e copatrocinado pelo Brasil. No total, 26 dos 34 países votaram a favor. México, Nicarágua e São Vicente e Granadinas votaram contra a resolução. Uruguai, Suriname, Barbados, Trinidad e Tobago se abstiveram.