animais coronavírus
Cães usando máscaras em um carrinho de bebê em Xangai, em 19 de fevereiro de 2020| Foto: NOEL CELIS/AFP

Em Hong Kong, um cachorro de estimação foi diagnosticado nesta quinta-feira (27) com "nível baixo" de contaminação por coronavírus, segundo a imprensa internacional. O caso fez com que as autoridades da cidade semi-autônoma chinesa ordenassem que gatos, cachorros e outros mamíferos pertencentes a pacientes infectados com o novo coronavírus sejam colocados em quarentena por 14 dias, sob cuidados do governo.

Um teste de contraprova será feito no cachorro de estimação para verificar se ele realmente está com a doença Covid-19 ou se o resultado positivo se deve à contaminação ambiental da boca e do focinho do animal, segundo a revista Time. O cachorro pertence a um paciente que foi infectado pelo coronavírus.

Segundo o South China Morning Post, anteriormente os membros da família podiam cuidar dos animais de estimação dos infectados se eles não morassem com os pacientes e não estivessem em quarentena. "No entanto, a partir de agora, como precaução, pediremos aos proprietários [que estão doentes] que entreguem seu gato ou cachorro ao [Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação] para quarentena", disse Chuang Shuk-kwan, chefe do ramo de doenças transmissíveis da Centro de Proteção à Saúde de Hong Kong.

Siga a Gazeta do Povo no Instagram