O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin
O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, prometeu auxílio adicional caso as consequências do coronavírus nos EUA se intensifiquem.| Foto: Fabrice Coffrini/AFP

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, durante a madrugada de sábado, dia 14, legislação para apoiar norte-americanos que estejam sofrendo fisicamente, financeiramente e emocionalmente da pandemia de coronavírus. Na sexta-feira, o presidente americano, Donald Trump, declarou o surto como emergência nacional, liberando dinheiro para combatê-lo, e depois apoiou o pacote de auxílio que tramitava no Congresso. O projeto teve apoio dos dois partidos, e foi aprovado por 363 votos contra 40. Agora, ela irá para o Senado. O apoio de Trump praticamente garante que os republicanos votem a favor da legislação.

Partes centrais do projeto do Congresso, que complementa os US$ 8,3 bilhões de emergência aprovados na semana passada, incluem testes gratuitos, licença familiar e pagamento para trabalhadores que se ausentarem do trabalho. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, prometeram um terceiro pacote ligado ao coronavírus em breve, com medidas mais agressivas para impulsionar a economia americana, que economistas temem já ter entrado em recessão.