Justin Trudeau
Premiê canadense, Justin Trudeau| Foto: EFE/EPA/KEN CEDENO

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta sexta-feira sanções contra o presidente russo, Vladimir Putin, e disse que seu país apoia a exclusão da Rússia do sistema internacional de pagamentos Swift, de modo a dificultar o financiamento da invasão à Ucrânia.

Trudeau anunciou um terceiro pacote de sanções contra a Rússia que inclui não só Putin, mas também o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov. "O Canadá, o Reino Unido e outros acreditam que a Rússia deve ser excluída do sistema Swift e essas discussões continuam com os aliados europeus", anunciou.

Dada a relutância de alguns países europeus em excluir a Rússia do sistema Swift, Trudeau comentou que Putin não pode se beneficiar do sistema financeiro que a "paz" na Europa criou ao longo das últimas décadas. "Putin cometeu um grave erro" com a invasão da Ucrânia, repetiu Trudeau.

O sistema Swift, estabelecido em 1973, é uma rede internacional de comunicação entre instituições financeiras que inclui milhares de entidades. Este mecanismo permite a transmissão de ordens de pagamento e transações financeiras, motivo pelo qual a exclusão da Rússia impediria as instituições financeiras russas de poderem enviar ou receber dinheiro, tanto no exterior como internamente.