canada covid
Canadense recebe dose da Moderna em campanha de vacinação contra a Covid-19 em Toronto, no Canadá| Foto: Cole Burston/AFP

O Comitê Consultivo Nacional de Imunização do Canadá (Naci) está recomendando que a vacina da AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 não seja aplicada em pessoas com menos de 55 anos, por precaução, depois de relatos de relatos de coágulos sanguíneos, identificados principalmente em mulheres com menos de 55 anos.

"Casos raros de coágulos sanguíneos graves que foram associados a plaquetas baixas foram relatados na Europa após o uso da vacina AstraZeneca nessas populações", disse Shelley Deeks, vice-presidente do Naci nesta segunda-feira, acrescentando também que o comitê “determinou que há incertezas substanciais” em torno do benefício de fornecer AstraZeneca a adultos com menos de 55 anos de idade, dado o risco potencial. O Departamento de Saúde do país vai pausar a imunização com a AstraZeneca para este público, enquanto a agência conduz estudos sobre os riscos e benefícios do produto.

Dois grandes hospitais de Berlim, Charité e Vivantes, também suspenderam, por precaução, a vacinação com AstraZeneca para mulheres com menos de 55 anos. "Do ponto de vista da Charité, esta etapa é necessária porque, enquanto isso, outros casos de tromboses venosas cerebrais se tornaram conhecidos em mulheres na Alemanha", disse uma porta-voz do hospital em um comunicado publicado pelo jornal britânico The Guardian.

Recentemente, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) afirmou que a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Oxford é "segura e eficaz" e não está associada a um maior risco de formação de coágulos sanguíneos. A agência reguladora emitiu a declaração depois de analisar 25 casos de possíveis efeitos colaterais graves.