O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a libertação de Michael Kovrig e Michael Spavor
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a libertação de Michael Kovrig e Michael Spavor| Foto: EFE/Justin Lane

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, divulgou na noite desta sexta-feira (24) que dois canadenses detidos pela China desde 2018 por espionagem foram libertados e devem chegar ao país norte-americano neste sábado (25).

A libertação de Michael Kovrig e Michael Spavor foi anunciada poucas horas depois que o Canadá libertou a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, após ela chegar a um acordo com autoridades dos Estados Unidos para suspender uma acusação de fraude da qual tanto a executiva como a empresa chinesa são alvos.

“Esses dois homens passaram por uma provação incrivelmente difícil nos últimos mil dias, eles mostraram força, perseverança e graça, e todos nós fomos inspirados por isso”, disse Trudeau em entrevista coletiva.

Kovrig e Spavor haviam sido condenados no início deste ano por espionagem na China, onde haviam sido detidos pelas autoridades chinesas imediatamente após a prisão de Meng em Vancouver, em 2018, o que foi interpretado como uma clara retaliação. Spavor, um empresário especializado em comércio com a Coreia do Norte, havia sido sentenciado em agosto a 11 anos de prisão. A sentença de Kovrig ainda não havia sido divulgada.