O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá virtualmente com o ditador chinês em meio ao aumento das tensões entre os dois países
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá virtualmente com o ditador chinês em meio ao aumento das tensões entre os dois países| Foto: EFE/EPA/Oliver Contreras

A Casa Branca informou nesta sexta-feira (12) que o presidente Joe Biden fará uma reunião virtual com o ditador da China, Xi Jinping, na próxima segunda-feira (15). Será a primeira reunião formal entre eles desde que Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, no início deste ano.

“Após o telefonema de 9 de setembro, os dois líderes discutirão maneiras de administrar com responsabilidade a competição entre os Estados Unidos e a República Popular da China, bem como maneiras de trabalhar juntos onde nossos interesses se alinham. Durante todo o processo, o presidente Biden deixará claras as intenções e prioridades dos EUA e será claro e franco sobre nossas preocupações com a República Popular da China”, apontou a  Casa Branca, em nota.

O encontro ocorrerá num momento em que as tensões entre as duas maiores economias do mundo aumentam em questões de comércio e militares, como a recente incursão de aviões de guerra chineses na zona de defesa aérea de Taiwan. Porém, nesta semana, os dois países anunciaram um acordo de cooperação sobre mudanças climáticas.