O chanceler alemão, Olaf Scholz, no palco do jardim da Chancelaria, em Berlim, Alemanha, 21 de agosto de 2022.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, no palco do jardim da Chancelaria, em Berlim, Alemanha, 21 de agosto de 2022.| Foto: EFE/EPA/CLEMENS BILAN

A expansão da União Europeia em direção ao leste foi defendida neste sábado (15) pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, durante reunião do partido social-democrata alemão. Segundo Scholz, a ampliação do bloco possibilitaria mais influência da UE em temas globais.

"Uma União Europeia com 27, 30, 36 Estados, com então mais de 500 milhões de cidadãos livres e iguais, pode ter seu peso ainda mais forte no mundo. Estou comprometido com a ampliação da UE. Que a UE continue a crescer em direção ao leste é um ganho para todos nós", disse Scholz.

A ampliação da União Europeia tem sido uma proposta recorrente de Scholz desde que assumiu o cargo de chanceler da Alemanha em substituição a Angela Merkel. Sua ideia é integrar os países dos Bálcãs que ainda não fazem parte da União Europeia. A proposta tem ganhado força após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia em fevereiro.