Encontro do ministro das Relações Exteriores venezuelano, Félix Plasencia, com o embaixador russo no país,  Sergey Melik-Bagdasarov
Encontro do ministro das Relações Exteriores venezuelano, Félix Plasencia, com o embaixador russo no país, Sergey Melik-Bagdasarov| Foto: Reprodução/Twitter

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Félix Plasencia, disse nesta sexta-feira (14) que o seu país e a Rússia buscam fortalecer uma agenda de cooperação mútua planejada para 2022.

Em breve mensagem no Twitter, o ministro indicou que o objetivo veio de uma reunião realizada com o embaixador russo em Caracas, Sergey Melik-Bagdasarov, em reunião que descreveu como "extraordinária".

"Realizamos uma reunião de trabalho extraordinária com o embaixador russo, Sergey Melik, de olho na nossa agenda bilateral de 2022 e com foco no reforço da cooperação existente em várias áreas: política, economia, cultura e saúde, entre outras", disse o chanceler venezuelano.

Em 21 de dezembro, os dois países analisaram a agenda de cooperação bilateral desenvolvida durante 2021 e se comprometeram a continuar avançando no apoio mútuo, após os acordos "frutíferos" alcançados nas áreas da educação, saúde, defesa, tecnologia, energia, habitação, comércio e agricultura.

A Rússia é um dos maiores aliados políticos e comerciais da ditadura de Nicolás Maduro, que está no poder desde 2013.

Nos últimos dias, o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que não podia "confirmar e nem excluir" a possibilidade de envio de equipamentos e tropas militares russas para Cuba e Venezuela, caso a pressão de Washington continue em meio à crise russa com países ocidentais por causa da Ucrânia.