Navio Qiandaohu, da Marinha do Exército de Libertação do Povo, em exercício militar no Pacífico em 2014
Navio Qiandaohu, da Marinha do Exército de Libertação do Povo, em exercício militar no Pacífico em 2014| Foto: Reprodução/Wikipedia

As Forças Armadas da China vão conduzir exercícios militares de grande escala perto da costa de Taiwan nesta semana, segundo informações da Agência de Segurança Marítima do país, reproduzidas pela imprensa internacional.

Navios civis foram proibidos de entrar nas águas da costa da província de Zhejiang, no leste da China, de sábado a quinta-feira, e nas águas das províncias de Guangdong e Fujian, entre segunda e sexta-feira, por causa dos treinamentos militares, de acordo com o South China Morning Post. Analistas de defesa informaram que o teatro de guerra faz parte de um treinamento de rotina anunciado na costa sudeste da China, anunciado há duas semanas. Apesar disso, a ação ocorre poucos dias depois que a China divulgou suas estratégias de defesa e afirmou que, se necessário, recorrerá à força para impedir a independência de Taiwan.

"O principal objetivo dos exercícios é praticar como efetivamente manter o controle do mar e do ar em meio à crescente interferência estrangeira nos assuntos de Taiwan… e servir como um alerta para forças estrangeiras que o ELP (Exército de Libertação Popular da China) tem a determinação de [alcançar a reunificação] com Taiwan”, disse Song Zhongping, comentarista militar baseado em Hong Kong, ao Post. Recentemente os EUA aprovaram a venda de US$ 2,2 bilhões em armas à Taiwan, incluindo tanques M1A2T Abrams e mísseis Stinger e, na quinta-feira passada, o cruzador de mísseis guiados USS Antietam, da Marinha americana, transitou pelo Estreito de Taiwan - a sexta passagem de um navio de guerra americano por lá em 2019, de acordo com o jornal Washington Post.