Centro de vacinação em Hong Kong, China, nesta sexta-feira
Centro de vacinação em Hong Kong, China, nesta sexta-feira| Foto: EFE/EPA/JEROME FAVRE

A China anunciou nesta sexta-feira (11) que a cidade de Changchun, de 9 milhões de habitantes, no nordeste do país, foi colocada sob confinamento total devido ao aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias. A província de Jilin, da qual Changchun é a capital, registrou 526 casos sintomáticos de Covid nos últimos dez dias, além de 590 assintomáticos, de acordo com relatos da imprensa local.

Como resultado, a cidade começou a impor hoje testes em três etapas a toda a população para rastrear os casos e achatar a curva de contágios. "Com exceção de supermercados, farmácias e instituições médicas, todas as lojas serão fechadas, assim como escolas e transportes públicos", disseram as autoridades locais.

Uma pessoa por família será autorizada a sair de casa a cada dois dias para comprar os bens de primeira necessidade, e o bloqueio permanecerá ativo até nova ordem. A China tem registrado surtos de Covid em muitas partes do país, com patamares de casos que não eram vistos desde que a pandemia começou na cidade de Wuhan, no início de 2020.

Entre as áreas afetadas está Xangai, que nesta sexta ordenou o fechamento de escolas primárias e secundárias, devido ao recente aumento de casos na cidade. A Comissão Nacional de Saúde anunciou que 555 novos casos foram registrados na quinta (10) no território continental chinês, maior número de novos contágios diários no país desde o primeiro semestre de 2020.

Segundo o governo chinês, o número total de casos ativos no país é 2.450, com 112.940 desde o início da pandemia e 4.636 mortes. Os dados são amplamente contestados, já que a China diz ter registrado apenas duas mortes por Covid-19 em todo o ano de 2021.