• 23/01/2021 17:44
Pequim-Washington

China envia principal diplomata aos EUA para negociar encontro entre Xi e Biden

  • 23/01/2021 17:44
    • Estadão Conteúdo
    Programa de notícia exibido em telão em um shopping center de Pequim, China, mostra a posse do presidente dos EUA, Joe Biden, 21 de janeiro
    Programa de notícia exibido em telão em um shopping center de Pequim, China, mostra a posse do presidente dos EUA, Joe Biden, 21 de janeiro| Foto: GREG BAKER / AFP

    O governo da China quer realizar uma cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o líder chinês Xi Jinping, e vai enviar seu principal diplomata a Washington para negociar o encontro com autoridades americanas. De acordo com o The Wall Street Journal, a ideia existe desde dezembro, mas ainda não houve um pedido formal à equipe de Biden.

    A ideia é mandar Yang Jiechi, um dos líderes do Partido Comunista da China, realizar as tratativas, puxando por temas prioritários para Biden, como mudança climática e o combate à pandemia do novo coronavírus. Com o fim do mandato de Donald Trump, Pequim quer reduzir as animosidades com os Estados Unidos que tiveram consequências nas relações comerciais e tecnológicas entre os dois países.

    De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, ainda não é sabido se Biden vai aceitar de imediato uma cúpula bilateral com a China, uma vez que entre suas iniciativas de política externa está o estabelecimento de uma Cúpula pela Democracia, organizando os aliados dos EUA no Ocidente em uma agenda pró-direitos humanos e contra autoritarismos e corrupção.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.