Pedestres usando máscaras caminham em uma rua comercial em Pequim em 14 de janeiro de 2021.
Pedestres usando máscaras caminham em uma rua comercial em Pequim em 14 de janeiro de 2021.| Foto: WANG Zhao / AFP

A nova onda de casos de coronavírus na China piora, à medida que as autoridades tentam conter as infecções antes dos feriados do Ano Novo Lunar, no próximo mês, que costumam concentrar alta quantidade de viagens no país. As autoridades de saúde chinesas relataram 124 casos sintomáticos transmitidos localmente nesta quarta-feira (13), sendo 81 na província de Hebei e 43 na província de Heilongjiang.

Além disso, segundo a mídia estatal chinesa, uma morte foi relatada em Hebei, sendo o primeiro óbito por coronavírus na China desde maio de 2020. Nas cidades de Langfang, Shijiazhuang e Xingtai, em Hebei, as autoridades reintroduziram os bloqueios e estão realizando campanhas de testes em massa para conter o surto de rápido desenvolvimento, no qual centenas de infecções foram relatadas desde o início de janeiro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai fazer sua primeira investigação sobre as origens da pandemia na China nesta semana, cerca de um ano após o primeiro surto registrado da nova doença. O país tem sido criticado pela falta de transparência em relação à pandemia.