Civis fugindo de Odessa, na terça-feira
Civis fugindo de Odessa, na terça-feira| Foto:

Três pessoas morreram em Ivanivka, ao norte de Odessa, enquanto percorriam uma estrada minada, cuja passagem tinha sido autorizada pelas forças russas. Os militares "permitiram que vários carros passassem por uma estrada minada, e apenas três dos seis passageiros de um dos carros sobreviveram à explosão", disse a comissária de Direitos Humanos do Parlamento da Ucrânia, Liudmyla Denisova, segundo a agência de notícias Ukrinform.

De acordo com Denisova, na região de Dnipropetrovsk, as forças russas destruíram uma estação ferroviária em Pavlograd, onde uma pessoa morreu e o trânsito ferroviário foi suspenso. Ela também relatou que 15 casas foram destruídas na região de Lugansk entre a noite de terça e esta quarta-feira (23), matando uma pessoa e deixando seis feridas.

Além disso, Denisova denunciou a "brutal crueldade" das tropas russas, as quais acusou de cometer "crimes de guerra e crimes contra a humanidade a cada hora, violando todas as Convenções de Genebra de 1949 e todos os atos de direito humanitário internacional existentes". "Exorto a comunidade internacional a aplicar todos os meios de pressão de sanções para impedir a invasão militar à Ucrânia. Apelo à OTAN: fechem o céu da Ucrânia", insistiu Denisova.