O democrata Joe Biden.
O democrata Joe Biden.| Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP

A vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos foi oficializada nesta segunda-feira (14) no Colégio Eleitoral, etapa em que os delegados dos estados se reúnem para votar. A posse do democrata está marcada para o dia 20 de janeiro. Por volta das 19h30 (horário de Brasília), Biden ultrapassou os 270 votos de delegados necessários para ser considerado vencedor.

Os delegados são representantes que votam de acordo com a escolha dos eleitores estaduais. Eles costumam ser indivíduos engajados politicamente e ligados aos partidos políticos do país. Até o momento, todos os representantes decidiram de acordo com o resultado das eleições em seus estados. Não houve, portanto, nenhum "eleitor infiel" por enquanto. Ainda há, contudo, delegados para votar.

O atual presidente, Donald Trump, já afirmou que pretende lutar até o fim para reverter o resultado do pleito. Na semana passada, a Suprema Corte rejeitou duas ações judiciais que tentavam invalidar a votação em estados cruciais, entre eles Geórgia, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin - todos vencidos por Biden. Mesmo assim, o republicano sustenta que continuará a batalha jurídica.