Foto de uma cabine telefônica da Compañía Anónima Nacional Teléfonos, em Caracas, em 2020.
Foto de uma cabine telefônica da Compañía Anónima Nacional Teléfonos, em Caracas, em 2020.| Foto: EFE/ Rayner Peña

O Conselho Nacional de Comércio e Serviços (Consecomercio) da Venezuela exigiu nesta quinta-feira (02) que o Estado melhore os serviços públicos para evitar constantes cortes de energia, água, telefone ou internet, entre outros, que os impeçam de realizar seu trabalho normalmente.

Em um comunicado, o sindicato destacou falhas recorrentes de eletricidade, problemas na conexão à internet, excessos de trâmites administrativos e impostos municipais elevados. O Imposto sobre Grandes Transações Financeiras (IGTF), por exemplo, incide 3% sobre pagamentos efetuados em moeda estrangeira.

Diante dos entraves causados por esses problemas, a presidente do Consecomercio, Tiziana Polesel, reconhecu o esforço da iniciativa privada para "contribuir com seu grão de areia dentro do aparato produtivo".

Por outro lado, Polesel criticou que os cidadãos não tenham crédito à disposição "para substituir seus aparelhos, seja um ar condicionado danificado, produto dos apagões, ou um telefone celular que foi roubado".