Sessão plenária da COP27, no Egito.
Sessão plenária da COP27, no Egito.| Foto: Divulgação/ONU

A terceira vice-presidente e ministra da Transição Ecológica da Espanha, Teresa Ribera, afirmou que não prevê fim dos subsídios aos combustíveis fósseis, por enquanto, na proposta do acordo climático da cúpula da COP27 no Egito. Em declarações a jornalistas no evento, Ribera disse que há uma lista muito longa de elementos que devem ser incluídos no acordo final, mas não há menção do fim dos combustíveis fósseis.

Na cúpula de Glasgow, realizada no ano anterior, uma das discussões foi o compromisso em eliminar gradualmente a geração de energia a carvão e os subsídios ineficientes aos combustíveis fósseis. "Há algo que pensamos que não pode ser abandonado, que é o compromisso alcançado em Glasgow de reduzir e eliminar gradualmente os subsídios aos combustíveis fósseis e deixar para trás a economia de carbono, e isso ainda não aparece na lista de aspectos incluídos na proposta dos egípcios", ressaltou Ribera.

Outra discussão é como financiar a compensação aos países mais pobres pelas perdas e danos causados pelos efeitos das mudanças climáticas. A ministra reconheceu que esse tema é fundamental para muitos países africanos e que não há uma ferramenta única para resolver o problema. "Estamos falando de realidades diferentes que exigem respostas diferentes (...) É talvez uma das questões mais sensíveis e politicamente complexas das negociações como um todo", complementou.