O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em imagem do ano passado
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em imagem do ano passado| Foto: EFE/EPA/KCNA

A Coreia do Sul informou que a Coreia do Norte lançou um projétil não identificado na direção do Mar do Japão nesta segunda-feira (27), terça-feira (28) na região, pouco antes do embaixador do país comunista fazer um pronunciamento na Assembleia Geral das Nações Unidas, no qual disse que ninguém pode negar o direito norte-coreano à autodefesa e a testes de armas.

A Coreia do Sul não deu maiores informações. O Ministério da Defesa do Japão informou que o projétil aparentava ser um míssil balístico. Na ONU, o embaixador Kim Song apontou que a Coreia do Norte não tem a intenção de colocar em risco a segurança de países vizinhos.

“Ninguém pode negar o justo direito de autodefesa para a RPDC (República Popular Democrática da Coreia) desenvolver, testar, fabricar e possuir sistemas de armas equivalentes aos que possuem ou estão sendo desenvolvidos por eles (Estados Unidos e Coreia do Sul)”, afirmou. “Estamos apenas construindo nossa defesa nacional para nos defender e salvaguardar de forma confiável a segurança e a paz do país”, acrescentou, pedindo para que os dois países cessem “sua política hostil”.