Ditador nortecoreano, Kim Jong-un, em pronunciamento transmitido em telão.
Ditador nortecoreano, Kim Jong-un, em pronunciamento transmitido em telão.| Foto: EFE/EPA/KIMIMASA MAYAMA

Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental, conforme anunciou a Coreia do Sul nesta sexta-feira (18), um dia depois de ter lançado um míssil menor e alertar sobre “respostas militares mais ferozes” aos Estados Unidos. Os ICBMs são a arma de maior alcance da Coreia do Norte e são projetados para transportar uma ogiva nuclear até qualquer local nos Estados Unidos.

A Guarda Costeira do Japão disse que o míssil provavelmente caiu no mar a cerca de 210 quilômetros a oeste de Hokkaido. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que não houve relatos de danos, mas que os repetidos lançamentos de mísseis do Norte não podem ser tolerados. Segundo ele, o míssil parece ter caído dentro da zona econômica exclusiva do Japão.

Na quinta-feira (17), a Coreia do Norte disparou um míssil balístico de curto alcance enquanto seu ministro das Relações Exteriores, Choe Son Hui, alertou sobre “respostas militares mais ferozes” aos movimentos dos EUA para aumentar sua presença militar, dizendo que Washington estava fazendo uma “aposta da qual se arrependerá”.