coreia do norte míssil
A Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro ao mar, de acordo com os militares da Coreia do Sul| Foto: Jung Yeon-je/AFP

A Coreia do Norte lançou nesta terça-feira (14) o que pareciam ser mísseis de cruzeiro na costa leste e mísseis ar-terra de caças no Mar do Leste, disseram militares da Coreia do Sul.

Segundo os Chefes de Estado-Maior Conjunto da República da Coreia, citados pela agência Yonhap News, os mísseis de cruzeiro, lançados da terra ao mar, foram disparados nas proximidades da cidade costeira oriental de Munchon por volta das 7 horas da manhã (19h da segunda-feira, no horário de Brasília), durante um período de mais de 40 minutos. Os mísseis voaram cerca de 150 quilômetros antes de mergulhar nas águas da costa leste. Já os mísseis ar-terra foram disparados de caças Sukhoi e aviões do tipo MiG no Mar Oriental.

A Coreia do Norte se prepara para celebrar o que seria o aniversário de 108 anos de Kim Il-sung, o falecido fundador nacional do Norte e avô do ditador Kim Jong-un. A data é uma das mais importantes no calendário de feriados do país.