O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, participa de cerimônia no Vietnã, em março de 2019.
O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, participa de cerimônia no Vietnã, em março de 2019.| Foto: EFE/EPA/JORGE SILVA

A Coreia do Norte mobilizou militares para distribuir medicamentos contra a Covid-19 e enviou mais de 10 mil profissionais de saúde para ajudar a rastrear pacientes em potencial enquanto luta contra uma onda de coronavírus, conforme publicou a mídia estatal KCNA nesta terça-feira (17).

O país isolado está enfrentando o primeiro surto oficialmente confirmado da doença. Segundo o noticiário estatal, a Coreia do Norte registrou mais 269.510 pessoas com febre, elevando o total para 1,48 milhão, enquanto o número de mortos aumentou de seis para 56 na noite de segunda-feira (16).

Alguns membros seniores do poderoso politburo do Partido dos Trabalhadores visitaram farmácias e escritórios de administração de medicamentos para verificar a oferta e a demanda, disse a KCNA em outro despacho, depois que o ditador, Kim Jong Un, criticou a distribuição ineficaz de medicamentos.

Não existem, no entanto, informações de quantas pessoas testaram positivo para a Covid-19. O país não fez vacinações em massa e não tem grande estoque de testes. Isso torna difícil dimensionar são os riscos nacionais e internacionais gerados pelo surto da doença.