COVID
Equipes médicas fazem testes para coronavírus em Wuhan| Foto: Divulgação/China/AFP

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) está em circulação pelo mundo há pelo menos um ano. Dados do governo chinês, consultados pelo jornal South China Morning Post, mostraram que o primeiro caso de uma doença que viria a ser conhecida como Covid-19 foi identificado em 17 de novembro na província chinesa de Hubei.

Declarações oficiais do governo chinês à Organização Mundial da Saúde, contudo, informam 8 de dezembro como a data em que os primeiros casos surgiram – pacientes que apresentaram sintomas neste dia e posteriormente foram diagnosticados com Covid-19. A Organização Mundial da Saúde mantém que o primeiro alerta sobre uma nova doença foi recebido em 31 de dezembro.

Em um ano, a crise sanitária que começou na China se espalhou pelo mundo, ganhou status de pandemia, infectou mais de 53,7 milhões de pessoas e matou 1,34 milhão de pacientes. Recordes de casos continuam sendo registrados em vários países, como Rússia e Estados Unidos. Nesta terça-feira (17), o mundo registrou 11.115 mortes pela doença, um novo recorde diário, segundo a Universidade Johns Hopkins. Mesmo que haja mais conhecimento a respeito da Covid-19 e os profissionais de saúde tenham aprimorado os protocolos para lidar com a doença, uma vacina ainda não está amplamente disponível para a população e não há um tratamento específico para a Covid-19.