coronavírus rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, conversa com ministro da Saúde, Mikhail Murashko, durante reunião sobre prevenção contra a disseminação do novos coronavírus| Foto: Alexei Druzhinin/SPUTNIK/AFP

A Rússia está fechando sua fronteira com a China como uma medida de prevenção contra o coronavírus 2019-nCoV, anunciou o novo primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, nesta quinta-feira (30). O novo vírus, que pode causar um tipo de pneumonia, foi inicialmente identificado na cidade de Wuhan, no centro da China, mas já se espalhou por todas as províncias do país. Mais de 7 mil pessoas estão infectadas e 170 morreram na China continental até esta quinta-feira.

"O trabalho já está em andamento. Informaremos adequadamente todos os interessados sobre as medidas para fechar a fronteira na região do Extremo Oriente e outras medidas que o governo tomou [para impedir a propagação do coronavírus na Rússia]", disse Mishustin, segundo a agência de notícias russa Tass. Entre as outras medidas mencionadas, o Ministério das Relações Exteriores anunciou que a Rússia suspendeu a emissão de vistos eletrônicos para cidadãos chineses. No início da semana, segundo o jornal Moscow Times, autoridades russas impediram a entrada de turistas chineses no país. Até o momento, nenhum caso de coronavírus foi confirmado na Rússia, mas a doença já foi exportada para 16 países.