Lenilda dos Santos havia entrado no país ilegalmente e foi abandonada por outras pessoas com quem fazia a travessia
Lenilda dos Santos havia entrado no país ilegalmente e foi abandonada por outras pessoas com quem fazia a travessia| Foto: Acervo familiar

Uma brasileira de 50 anos foi encontrada morta em um deserto no estado americano do Novo México na última quarta-feira (15). Lenilda Pereira Oliveira dos Santos era da cidade de Vale do Paraíso, em Rondônia, e havia entrado no país ilegalmente, segundo relato da família.

De acordo com o brasileiro Kleber Vilanova, dono de uma empresa que presta serviços para a comunidade brasileira nos Estados Unidos, ela e outros imigrantes ilegais haviam atravessado a fronteira mexicana no último dia 7 e seguiam na direção de Deming, cidade no Novo México. Após algumas horas de caminhada, Lenilda, desidratada, passou mal e foi abandonada no local pelas pessoas que faziam a travessia com ela.

Lenilda chegou a informar sua localização e a pedir ajuda para familiares por meio de mensagens de WhatsApp. A Patrulha de Fronteira e a Imigração foram avisadas e fizeram buscas durante cinco dias, mas não conseguiram localizar a brasileira. Vilanova relata que entrou em contato com as duas autoridades e novas buscas foram feitas, e dois dias depois a brasileira foi encontrada sem vida.