Pessoas esperam do lado de fora de um escritório de imigração na Bélgica, nesta quinta, depois de fugir da Ucrânia
Pessoas esperam do lado de fora de um escritório de imigração na Bélgica, nesta quinta, depois de fugir da Ucrânia| Foto: EFE/EPA/OLIVIER HOSLET

O corredor humanitário acordado entre Ucrânia e Rússia para evacuar a sitiada Mariupol está completamente bloqueado, nesta quinta-feira (10), segundo autoridades ucranianas. Já o corredor aberto nas proximidades de Kiev está em uma situação melhor, embora com evolução também incerta.

De acordo a vice-primeira-ministra ucraniana e chefe da Reintegração dos Territórios Ocupados Temporariamente, Iryna Vereshchuk, nem todos os corredores humanitários abertos na Ucrânia, um total de sete, estão funcionando corretamente. As informações foram divulgadas pela agência local Ukrinform.

"Mariupol continua completamente bloqueada para a evacuação de pessoas e ajuda humanitária. A luta continua na área entre Horikhovo e Polohy, nossa carga humanitária voltou para Zaporinyia", disse a ministra. Ela acrescentou que "pelo quarto dia consecutivo não podemos entregar água, medicamentos e alimentos necessários" à população.

Iryna Vereshchuk explicou que a situação é um pouco melhor no corredor de Kiev e nas cidades vizinhas Bucha, Irpin e Hostomel, que também estão sendo atacadas pelo exército russo. "Nesta direção, temos a oportunidade de evacuar (as pessoas) até agora, mas a situação é muito incerta", disse ela.