Membros da Guarda Costeira dos EUA usam máscara de proteção durante celebração do feriado do Dia dos Veteranos, realizada no memorial do 11 de setembro, em Nova York. Foto de 11 de novembro de 2020.
Membros da Guarda Costeira dos EUA usam máscara de proteção durante celebração do feriado do Dia dos Veteranos, realizada no memorial do 11 de setembro, em Nova York. Foto de 11 de novembro de 2020.| Foto: AFP

Após o estado registrar um aumento no número de novos casos de coronavírus, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou que vai retomar algumas medidas restritivas a fim de tentar conter o avanço da segunda onda da doença na localidade. Agora, qualquer estabelecimento comercial que tenha autorização para vender bebidas alcoólicas, inclusive restaurantes e bares, deve permanecer funcionando até, no máximo, 22h. Academias também foram atingidas pela restrição.

Ainda, Cuomo definiu que reuniões sociais em residências foram limitadas a 10 pessoas. As regras começam a valer a partir de sexta-feira (13). O estado registra, até o momento, 278,3 mil casos da doença e 24 mil mortes. A cidade de Nova York, que foi o epicentro da pandemia em sua primeira onda nos EUA, registrou um aumento de 77% no número de casos e 94% no de mortes nas últimas duas semanas.

“A COVID está piorando a cada dia que passa, em todo o país (...). Estamos agindo, mas precisamos que todos os nova-iorquinos façam a sua parte. Usem máscara. Sejam testados. Sigam todas as orientações sanitárias. Levem isso a sério”, escreveu Cuomo no Twitter na tarde desta quarta-feira (11).