Área de casas e campos de refugiados em  Idlib, Síria, em 4 de maio de 2022.
Área de casas e campos de refugiados em Idlib, Síria, em 4 de maio de 2022.| Foto: EFE/EPA/YAHYA NEMAH

Um avião de guerra russo atingiu uma casa nesta sexta-feira (22) no noroeste da Síria, perto da fronteira turca, matando sete civis, incluindo quatro crianças. As informações são do Observatório Sírio para os Direitos Humanos e da mídia de oposição Orient TV.

Segundo eles, o ataque aéreo na cidade de Jisr al-Shoghour, em Idlib, foi realizado por um avião de guerra russo após outros quatro ataques aéreos russos em uma cidade mais ao norte. Voluntários da Defesa Civil síria foram até a casa atingida para retirar os corpos sob os escombros.

A região noroeste da Síria abriga o último enclave rebelde do país. A província de Idlib está sob o controle do Hayat Tahrir al-Sham, um grupo ligado à Al-Qaeda, enquanto a província de Aleppo, no norte, está sob o controle de grupos rebeldes apoiados pela Turquia. Mais de 90% da população dessa área vive em extrema pobreza, contando com ajuda humanitária para sobreviver.

O governo sírio em Damasco frequentemente lança ataques aéreos na área. A Turquia alertou que pretende lançar uma nova operação militar contra as Forças Democráticas Sírias, apoiadas pelos EUA, no noroeste do país. A Turquia diz que as forças lideradas pelos curdos representam uma ameaça à segurança e as consideram um grupo terrorista.