Resultado foi apresentado pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) de Cuba
Resultado foi apresentado pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) de Cuba| Foto: Divulgação/CIGB

A Abdala, uma das cinco vacinas experimentais desenvolvidas em Cuba contra a Covid-19, mostrou uma eficácia de 92,2% contra a doença na primeira análise da terceira e última fase de ensaios clínicos, informou a emissora estatal do país nesta segunda-feira. O dado foi anunciado sem detalhes sobre os resultados.

A terceira fase dos ensaios clínicos da Abdala começou em meados de março nas províncias de Santiago, Guantánamo e Granma com a participação de 48 mil voluntários de 19 a 80 anos de idade e sob o padrão internacional de estudo multicêntrico, randomizado, controlado por placebo e duplo-cego. O cronograma de aplicação é de três doses administradas com 14 dias de intervalo.

A notícia foi divulgada dois dias após ter sido anunciado que outra vacina experimental cubana, a Soberana 02, do Instituto Finlay, obteve 62% de eficácia nos resultados preliminares da fase final dos ensaios clínicos, realizados inteiramente em Havana com 44.010 voluntários. De acordo com números oficiais, pouco mais de 2 milhões de cubanos, de uma população de 11 milhões, receberam pelo menos uma dose dessas vacinas.

O país, que desde janeiro está passando pela terceira e pior onda da pandemia, registrou nesta segunda-feira (21) um novo recorde de casos diários e acumula 169.365 contágios pelo novo coronavírus e 1.170 mortes por Covid-19, segundo dados oficiais.