Um “bicitáxi” transitando em frente a uma imagem do guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara. De acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, Cuba já está entre os dez países de maior inflação do mundo
Um “bicitáxi” transitando em frente a uma imagem do guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara. De acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, Cuba já está entre os dez países de maior inflação do mundo| Foto: EFE/Yander Zamora

O governo comunista chinês deve instalar uma base secreta em Cuba, voltada para espionar os Estados Unidos, segundo reportagem do The Wall Street Journal, publicada nesta quinta (8). De acordo o jornal, a China pagaria “bilhões de dólares” a Cuba para manter as instalações militares na ilha, localizada a cerca de 160 quilômetros da Flórida.

A nova base permitiria que os serviços de inteligência chinesa pudessem interceptar comunicações eletrônicas em todo o sudeste dos EUA, onde estão localizadas muitas bases militares, e monitorassem o tráfego de navios dos EUA, diz o jornal. Ao Wall Street Journal, John Kirby , porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, disse que não comentaria a informação, mas disse que o governo está ciente  sobre “os esforços da República Popular da China para investir em infraestrutura em todo o mundo que pode ter fins militares, inclusive neste hemisfério”.

Ainda segundo Kirby, os americanos estão acompanhando as movimentações dos chineses. “Monitoramos isso de perto, tomamos medidas para combatê-lo e continuamos confiantes de que somos capazes de cumprir todos os nossos compromissos de segurança em casa, na região e em todo o mundo”, afirmou.