Cuba e Venezuela discutem novas ações para fortalecer cooperação bilateral
Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, durante discurso em Havana| Foto: EFE/ Ernesto Mastrascusa

As ditaduras de Cuba e Venezuela estão negociando novas oportunidades para fortalecer a cooperação bilateral entre os países. A vice-presidente do país sul-americano, Delcy Rodríguez, e o vice-primeiro-ministro cubano, Ramiro Valdés Menéndez, se encontraram nesta segunda-feira (6) em Caracas pela terceira vez desde novembro.

A ideia é revisar a aliança bilateral entre as ditaduras para aperfeiçoar e fortalecer o vínculo. A delegação cubana contou também com os ministros da Indústria, Eloy Álvarez Martínez, de Energia e Minas, Vicente de la O Levy, e da Construção, Rene Mesa Villafaña.

A relação entre as ditaduras se acirrou a partir de 2000, quando a Venezuela se tornou o principal fornecedor de petróleo bruto para a Cuba em troca de serviços médicos e educacionais.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, se reuniram no aeroporto internacional Simón Bolívar de Maiquetía, em Caracas, no dia 25 de janeiro. A reunião aprovou avanços na cooperação entre as ditaduras nas áreas de educação, saúde, cultura e economia.