Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa| Foto: Pixabay

A Casa Branca confirmou nesta segunda-feira (7) a viagem de uma delegação de alto nível dos Estados Unidos à Venezuela para realizar reuniões com o governo do presidente Nicolás Maduro sobre "segurança energética", em meio à escalada dos preços do petróleo devido à invasão russa na Ucrânia.

A informação foi confirmada em entrevista coletiva por Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, quando questionada sobre essas conversas diretas entre Washington e Caracas, o contato de mais alto nível entre as duas partes na capital venezuelana em anos. "O objetivo da viagem (à Venezuela) foi discutir diferentes questões, entre elas, claro, a segurança energética", disse a porta-voz presidencial.

Segundo a porta-voz, os representantes americanos também abordaram a situação dos seis ex-diretores da Citgo (subsidiária da petrolífera estatal venezuelana PDVSA), cinco dos quais são cidadãos americanos e um residente permanente, atualmente presos em Caracas.

Nos últimos dias, a imprensa americana vem afirmando que o governo do presidente Joe Biden avalia a possibilidade de suspender parte das sanções petrolíferas à Venezuela com o objetivo de o país caribenho aumentar sua oferta de petróleo, o que poderia ajudar a aliviar o aumento das pressões no preço do barril nos mercados internacionais.