nancy pelosi
| Foto: Al Drago/Getty Images/AFP

A deputada democrata Nancy Pelosi foi reeleita, neste domingo (3), presidente da Câmara dos Representantes dos EUA. Este será o seu quarto mandato na função. Em 2019, a democrata reconquistou a posição após oito anos de controle republicano na Câmara.

Pelosi teve 216 votos, cinco deputados democratas não a apoiaram: três votaram "presente", um apoiou o deputado Hakeem Jeffries e outro votou em Tammy Duckworth. O líder da minoria Kevin McCarthy, da Califórnia, comandará os republicanos em um segundo mandato. Ele obteve 209 votos.

A democrata irá liderar uma maioria estimada de 222 representantes, quatro a mais do que os 218 necessários para formar maioria na Câmara, mas um número menor do que o atual. A representatividade democrata na casa diminuiu após os republicanos conquistarem pelo menos dez assentos que pertenciam ao partido adversário nas eleições de 2020. A vantagem democrata de 222 assentos frente a 211 dos republicanos é a menor margem de qualquer partido em vinte anos na Câmara dos Representantes americana.