• 27/11/2019 21:49
Em meio aos protestos

Deputados do Chile aprovam reduzir pela metade salários de parlamentares

  • 27/11/2019 21:49
  • PorGazeta do Povo
    Manifestantes em frente a um veículo da polícia de choque durante protesto em Santiago, 26 de novembro de 2019
    Manifestantes em frente a um veículo da polícia de choque durante protesto em Santiago, 26 de novembro de 2019| Foto: CLAUDIO REYES / AFP

    A Câmara de Deputados do Chile aprovou por unanimidade - com 150 votos - na noite desta quarta-feira (27) um projeto de lei que reduz o salário dos parlamentares e de outros funcionários públicos, em meio aos protestos que ocorrem há semanas no país. O projeto ainda precisa passar pelo Senado para entrar em vigor.

    O salário dos parlamentares e de autoridades dos governos federal e regionais será reduzido pela metade de forma temporária, até que uma comissão autônoma defina os novos salários de altos funcionários do Estado e de cargos eleitos, em um prazo de 60 dias. Prefeitos e membros do Judiciário e do Ministério Público estão excluídos da mudança. A medida não terá impacto sobre benefícios extras recebidos pelos parlamentares.

    O projeto aprovado prevê que os salários das autoridades públicas e de empresas e universidades estatais sejam definidos a cada quatro anos por essa comissão, e que nenhuma autoridade pública poderá receber uma remuneração superior a do presidente.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.